baro

Caminhar sem dor é o desejo de qualquer atleta ou pessoa com doença ortopédica. Dependendo do tipo de pisada, ela pode comprometer não só o pé como também a coluna.

Pensando nisso, engenheiros e fisioterapeutas desenvolveram a baropodometria – um equipamento que analisa o seu tipo de pisada para justamente corrigir a sua postura na hora de andar. Esse estudo consiste no exame baropodométrico computadorizado para identificar as alterações biomecânicas dos pés em repouso e também durante a marcha. O exame também analisa a pressão plantar sobre uma plataforma, sendo possível reconhecer na pisada algumas anormalidades na marcha. O principal objetivo da baropodometria é avaliar a postura do paciente; disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade; análise dinâmica da marcha; distribuição de carga, detectar alterações biomecânicas do pé, pelves e coluna; diferença no comprimento dos membros inferiores, entre outros. O exame é feito com o paciente caminhando sobre uma plataforma que vai gerando imagens no computador, dessa forma o fisioterapeuta consegue fazer um diagnóstico sobre a pisada. Essa plataforma contém sensores de alta concepção de tecnologia que são conectados a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados relevantes.

PALMILHAS SOB MEDIDA

Esse exame é tão eficiente que disponibiliza dados sobre a medida da palmilha que o paciente deve usar para corrigir o seu problema. As palmilhas servem para amenizar a pisada e, por isso, ela deve ser feita de acordo com a medida de cada indivíduo. As palmilhas são muito leves e finas, sendo adaptável para qualquer calçado fechado tanto feminino como masculino. Vale ressaltar que esse tipo de palmilha não é indicada somente para pessoas com problemas ortopédicos, atletas também fazem o uso das palmilhas, uma vez que elas auxiliam na absorção do impacto pelo calcanhar e também aumenta a impulsão no antepé, melhorando os passos durante a corrida.

Agenda sua avaliação da pisada na Clínica Fisio Aquática Fisioterapia no st. Marista em Goiânia - GO