Coluna Vertebral e suas alterações

 

COLUNA VERTEBRAL E SUAS ALTERAÇÕES


 escoliose1O que é Escoliose?

Esta disfunção postural se caracteriza por um desvio da coluna vertebral para os lados quando observamos a pessoa de frente ou de costas. Antigamente, acreditava-se que a escoliose era somente um desvio lateral da coluna, chamada leigamente de “coluna torta”.

Atualmente a definição correta é a de que a escoliose é um desvio tridimensional da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço; Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas também para frente /trás e em volta do seu próprio eixo.

A escoliose é grave?

Depende. Alguns desvios não evoluem, mas cerca de 25% dos casos podem evoluir podendo até comprimir órgãos.

Qual é a causa?

A maioria dos casos são de origem desconhecida (80% dos casos), chamadas de idiopáticas, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde ), e o restante são geradas por maus hábitos posturais, encurtamentos e fraquezas musculares. Existem algumas escolioses com causas definidas, como por exemplo, na paralisia cerebral de fundo neurológico, bem como escolioses formadas por más-formações, poliomielite, distrofias musculares e síndromes específicas.

A escoliose aparece e qual idade?

Ela pode aparecer em qualquer idade, mas uma coisa é certa: a escoliose é um problema do crescimento, ou seja, quanto menor for à criança, mais cuidados devemos ter.

È na fase dos estirões no crescimento que temos a maior possibilidade que ela “apareça” e, por isso, devemos redobrar nossas atenções em relação a ela, nestes períodos.

A Escoliose dói?

Até a maturação do esqueleto (18/19 anos), dificilmente é dolorosa; Se a criança ou adolescente queixar-se de dores, é melhor investigar, neste caso, o especialista deve ser consultado; Mas as conseqüências da escoliose no corpo humano podem gerar dores, por isso é preciso um trabalho curativo, mas também preventivo.

 

HIPERLORDOSEO que é Hiperlordose?

 È uma alteração postural que corresponde a um aumento excessivo da(S) curvaturas(S) da coluna vertebral na região cervical e/ou lombar quando observamos a pessoa de lado.

Qual é a causa?

A hiperlordose lombar é atribuída a encurtamentos de cadeias musculares importantes do nosso corpo humano e fraquezas musculares. Estas retrações musculares podem causar ao longo dos anos o aumento destas curvaturas.

Aparece em qual idade?

Podemos observar atitudes lordóticas em crianças de 2 a 11 anos de idade, à medida que a criança cresce melhora sua força e função muscular do abdômen esta atitude é corrigida, se isto não ocorrer um especialista deve ser consultado.

A Hiperlordose dói?

È freqüente relato de dores, pois é decorrente de encurtamento e fraquezas musculares o que pode acarretar em contraturas musculares e deformidades.

 

hipercifoseO que é Hipercifose?

 Definida como um aumento da curvatura da coluna torácica também observada de lado; conhecido como “corcunda”.

Qual é a causa?

As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento e sua amplitude varia de indivíduo pra indivíduo. Para cada pessoa essa combinação de curvas resulta numa economia fisiológica para a postura em pé.

Podem ser classificadas em patológicas ou não patológicas, algumas hipercifoses são geradas por causas posturais, mas, tem aquelas ocasionadas por doenças congênitas ou adquiridas, até problemas respiratórios podem gerar estas curvaturas acentuadas.

Aparece em qual idade?

Quando de origem postural podem ser observadas durante o crescimento da criança, principalmente na adolescência.

Hipercifose dói?

A instalação da deformidade (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com ou sem dor, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.

 

 

Retificaao_LombarO que é Retificação?

È a diminuição significativa das curvaturas, ou seja, quando esse indivíduo é observado de perfil não existem as curvas normais da coluna.

Qual é a causa?

A retificação da lombar, esta associada à retroversão da pelve, originando a costa plana, com diminuição da mobilidade; Já a retificação da cervical está associada à atividade dos músculos posteriores.

Aparece em qual idade?

Geralmente com a maturidade porque o corpo humano vai criando vícios posturais devido ao sedentarismo, o trabalho etc.

Retificação dói?

A retificação pode favorecer o aparecimento de protusões e hérnias discais o que geralmente vem associada com dores até mesmo podendo irradiar para pernas e braços.

 

BOA POSTURA

Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos, etc.) contra lesões ou deformidades, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável.

A boa postura da coluna depende das atividades posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo de carregar peso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. Além claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.

É importante saber que raça, sexo, idade e atividade física interferem e muito na coluna, por exemplo, negros normalmente apresentam mais lordose e orientais normalmente apresentam menos; bailarinas apresentam todas as curvaturas da coluna menores, uma postura mais retificada; idosos normalmente apresentam mais cifose. Essas alterações muitas vezes não apresentam nenhum problema para muitas pessoas, mas é importante que essa “má postura” não interfira no cotidiano seja por estética, dor ou limitações no dia-a-dia.

Pessoa que tem dor, na maioria dos casos existe solução, principalmente quando tratada precocemente. O trabalho necessário é uma reeducação postural, não só do segmento acometido, mas do corpo com um todo. Existem muitas opções como o RPG ( Reeducação Postural Global), Pilates, entre outros.


desenvolvimento de sites goiânia Desenvolvimento de sites goiânia Copyright 2010 © Todos os direitos Reservados. Endereço
Rua 15, 712, Setor Marista, Goiânia - GO - Brasil
Fone:(62) 32419141 / (62) 3609-6353 / 8173-0438
Cursos e inscrição: (62) 8173-0038